Se porventura, algum nobre oferece o seu filho a Deus no mosteiro, se o jovem é de menor idade façam os seus pais a petição de que falamos acima; e envolvam na toalha do altar essa petição e a mão do menino junto com a oblação, e assim o ofereçam.
(RB 59, 1-2)
Oblato Beneditino Secular é o fiel (leigo, consagrado ou sacerdote) que, chamado por Deus, e em conformidade com seu estado de vida, associa-se a uma comunidade monástica beneditina, a fim de viver coerentemente a sua consagração batismal, em comunhão com a Igreja, no espírito da Regra de São Bento. (Estatuto dos Oblatos Beneditinos Seculares, art. 1º)
A oblação constitui, pois, um “caminho de perfeição” oferecido aos que se sentem atraídos pelo espírito da vida monástica, tal como a concebeu e organizou São Bento.
O objetivo dos oblatos é viver o espírito da Santa Regra, praticando na medida das situações pessoais e de acordo com as circunstâncias em que a Divina Providência os coloca, as virtudes monásticas, recitando Laudes, Vésperas e Completas. Sua vida espiritual é alimentada pela Lectio Divina diária e pela Eucaristia.
Logo que alguém se sente atraído a viver uma vida profundamente cristã, permanecendo no mundo, e constata que a espiritualidade da Regra de São Bento é a ideal para realizar este anseio, pode-se dizer que duas condições fundamentais já estão reunidas. Os candidatos à Oblação apresentam seu pedido a Diretora dos oblatos, que lhes fornece as informações e esclarecimentos necessários.
Para chegar à almejada oblação passam por um período de formação, que compreende os seguintes estágios: Postulado e Noviciado.
No Mosteiro de São João, as reuniões são mensais, sempre no terceiro domingo do mês. Durante as reuniões, além dos períodos de formação, todos tem a oportunidade de se encontrarem e fortalecer os laços fraternos.
Atualmente, o grupo de Oblatos do Mosteiro de São João conta com 35 oblatos, além dos noviços e postulantes. Além de oblatos de Campos do Jordão e cidades circunvizinhas, existem membros que residem em outros estados, como por exemplo, Amazonas, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Atualmente, o Mosteiro de São João também possui um grupo de oblatos mirins. São adolescentes que se reúnem mensalmente para aprenderem os valores monásticos e aplicarem em suas vidas.
Aqueles que desejarem conhecer mais o grupo de Oblatos podem entrar em contato através do e-mail abaixo:
oblatos@mosteirosaojoao.org.br