E procurando o Senhor o seu operário na multidão do povo, ao qual clama estas coisas, diz ainda: " Qual é o homem que quer a vida e deseja ver dias felizes?" Se, ouvindo, responderes: "Eu", dir-te-á Deus: "Se queres possuir a verdadeira e perpétua vida, guarda a tua língua de dizer o mal e que teus lábios não profiram a falsidade, afasta-te do mal e faze o bem, procura a paz e segue-a". E quando tiveres feito isso, estarão meus olhos sobre ti e meus ouvidos junto às tuas preces, e antes que me invoques dir-te-ei: "Eis-me aqui". Que há de mais doce para nós, caríssimos irmãos, do que esta voz do Senhor a convidar-nos? Eis que pela sua piedade nos mostra o Senhor o caminho da vida” (Prólogo, 15-20).

 vocacional 1

 

Se você se sente chamada a servir a Deus e consagrar sua vida inteiramente a Ele, suba a montanha e venha a Campos do Jordão nos conhecer.

Somos Monjas beneditinas que vivem o lema “Ora et Labora” no Mosteiro de São João seguindo a espiritualidade de Nosso Pai São Bento. Aqui buscamos a Deus na oração comunitária e pessoal.vocacional 3

“ Cremos estar Deus presente em toda parte e que em qualquer lugar seus olhos contemplam os bons e os maus” (RB 19,1)

“... Mas estejamos, sem duvida alguma, convictos de que assim é sobretudo quando estamos presentes no Ofício Divino” ( RB 19,1)

A vida de Oração nos leva à Capela sete vezes ao dia dando ritmo à nossa caminhada monástica: “Eu vos louvo sete vezes cada dia porque justos são os vossos julgamentos” (Sl.118, 164)  e no íntimo do coração repetimos “ Vou louvar ao Senhor por toda vida salmodiar para o meu Deus enquanto existo” (Sl 103,33)

Vivemos do trabalho de nossas mãos, produzindo com amor, nos diversos ateliês e oficinas inúmeros artigos: todos eles frutos de dons e talentos partilhados com aqueles que nos procuram.

 

Aguardamos sua visita.

andidatas

 

As jovens que se sentem chamadas a buscar a Deus como monjas em nosso mosteiro devem entrar em contato, por e-mail, carta ou telefone, para dar início a um acompanhamento vocacional.

 

A candidata deverá ter no mínimo 18 anos de idade, ser solteira ou viúva e sem compromissos afetivos estáveis. Deve ter boa saúde física, equilíbrio emocional e psicológico. Precisa ter o segundo grau completo e disponibilidade para o estudo. Não pode ser arrimo de família. Acima de tudo deve ter grande desejo de se entregar totalmente à busca de Deus na forma de vida monástica.

 

 Após várias visitas, e de acordo com o discernimento feito pela Mestra, a candidata poderá pedir o ingresso no Mosteiro. Caso seja aceita, em dia a ser marcado ingressará como aspirante. E ao final de três meses iniciará o Postulantado. 

 

2. Postulantado

DSC07902


 

Esse período dura um ano. A postulante não é membro da comunidade ainda, mas participa de todas as atividades comunitárias.  Tem aulas de formação e é acompanhada em seu discernimento vocacional. Trabalha com as irmãs, no que lhe for pedido, e está sujeita à disciplina da comunidade.

 

 3. NoviciadoDSC07899


 

Terminado o tempo do postulantado, a jovem pode pedir para ser recebida como “noviça”. Esse pedido é considerado pela comunidade monástica. O noviciado tem a duração de dois anos. É tempo de silenciosa escuta de Deus, de estudo, de oração e de trabalho.  

 

 4. Profissão Temporária DSC07898

 

Terminado o Noviciado, a jovem pode pedir para ser admitida à Profissão Temporária, na qual fará os votos de Estabilidade, Conversão dos Costumes e Obediência, por três anos.   

 DSC07890

 

5. Profissão Solene ou Votos Perpétuos

 

Se após os três anos a monja perseverar em seu desejo de Deus, pede para professar esses mesmos votos definitivamente. Se admitida pela comunidade fará a Profissão Solene e Consagração das Virgens.

DSC07239