Oblato Beneditino Secular, conforme define o atual Estatuto dos Oblatos, é um cristão, homem ou mulher, clérigo secular ou leigo, que, de acordo com o seu estado de vida, associa-se a uma comunidade monástica beneditina, a fim de procurar viver coerentemente a sua consagração batismal, em comunhão com a Igreja, no espírito da Regra de São Bento.

A oblação constitui, pois, um “caminho de perfeição” oferecido aos que se sentem atraídos pelo espírito da vida monástica, tal como a concebeu e organizou São Bento.

O objetivo dos oblatos é viver o espírito da Santa Regra, praticando na medida das situações pessoais e de acordo com as circunstâncias em que a Divina Providência os coloca, as virtudes monásticas, recitando Laudes, Vésperas e Completas. Sua vida espiritual é alimentada pela Lectio Divina diária e pela Eucaristia.

Logo que alguém se sente atraído a viver uma vida profundamente cristã, permanecendo no mundo, e constata que a espiritualidade da Regra de São Bento é a ideal para realizar este anseio, pode-se dizer que duas condições fundamentais já estão reunidas. Os candidatos à Oblação apresentam seu pedido a Diretora dos oblatos, que lhes fornece as informações e esclarecimentos necessários.

Para chegar a almejada oblação passam por um período de formação, que compreende os seguintes estágios: Postulado, Noviciado.

No Mosteiro de São João, as reuniões são mensais, sempre no terceiro domingo do mês, dirigidas por Ir. Maria de Fátima Guimarães, OSB e Ir. Maria de Nazaré de Campos, OSB. Durante as reuniões, além dos períodos de formação, todos têm oportunidade de se encontrarem e fortalecer os laços fraternos.

Atualmente, a Associação de Oblatos do Mosteiro de São João conta com 60 membros, dentre os quais 23 oblatos, 11 noviços e 11 postulantes. Além de oblatos da nossa cidade e cidades circunvizinhas, temos membros que residem em outros estados, como por exemplo Amazonas, Sergipe, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em Minas Gerais, dado ao elevado número de oblatos residentes todos na Diocese de Caratinga, foi estabelecido um segundo núcleo da Associação.

Aqueles que desejarem conhecer mais nossa Associação de Oblatos, podem acessar o Blog dos Oblatos do Mosteiro de São João ou entrar em contato conosco.

 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

tel. (12) 3673 1060 ramal 33

Blog Agnus Dei – www.mosteirosaojoao.blogspot.com.br