comunidadeA Comunidade do Mosteiro de São João conta, atualmente com 27 irmãs. O centro e ápice de todo o dia nos claustros do mosteiro se dá na participação diária na Santa Missa. Além desse encontro íntimo que cada uma faz junto ao Cristo Eucarístico, a comunidade se reúne sete vezes no transcorrer do dia para a recitação do Ofício Divino.

Diz o Profeta: "Louvei-vos sete vezes por dia". Assim, também nós realizaremos esse sagrado número, se, por ocasião das Matinas, Prima, Terça, Sexta, Noa, Vésperas e Completas, cumprirmos os deveres da nossa servidão; porque foi destas Horas do dia que ele disse: "Louvei-vos sete vezes por dia". (RB 16, 1-3)

Interceder pela Igreja, pelas necessidades do mundo é a missão principal do mosteiro. Além disso, o mosteiro é foco que irradia a paz e o amor de Deus a todos que o visitam.

A alegria de servir a Deus na pessoa do irmão, seja através dos trabalhos de evangelização seja nos trabalhos sociais, através de projetos sociais desenvolvidos pela Obra Social São José.

A hospitalidade, recebendo a cada pessoa que procura o Mosteiro como o próprio Cristo

A vida comunitária ou fraterna

O trabalho como meio de prover as necessidades do mosteiro e da comunidade, bem como os trabalhos domésticos, é visto como meio de santificação

A prática diária da Lectio Divina

 

 

 

 

“Sois os que buscam a Deus eterno e é segundo essa escolha que vossa vocação foi provada...

                                         Sois então consagradas ao conhecimento da presença diurna à arte

                                                                      do inefável colóquio com o Cristo e com Deus.”

(Paulo VI, 1966)